Conferência Internacional de Reflexologia

     A Conferência Internacional de Reflexologia 2021, aconteceu em Setembro, com a participação de vários profissionais de muitas nacionalidades. Ela ocorre à cada dois anos, organizada pelo ICR (International Council of Reflexologits), Conselho Internacional de Reflexologistas.

      O evento ocorreu de forma Online, e pela primeira vez foram disponibilizadas salas de descanso, onde nos intervalos das apresentações, eram divididas por idiomas, onde você poderia escolher a a sala que quisesse entrar e conversar com os palestrantes e autores. 

      Foram lançados 6 livros na Conferência deste ano. As palestras foram bem elaboradas e demonstram o trabalho de pesquisa e a prática dos profissionais. Gostaria de destacar o trabalho de alguns deles:

     Stefanie Sabounchian, dos Eua, falou sobre a importância da Auriculoterapia, para alívio de trauma, em conjunto da reflexologia podal. Embora a ênfase dela seja nos reflexos da orelha. Ela comentou sobre a eficácia no relaxamento, quando se faz uma massagem auricular.

        Mariann freed, da Inglaterra, falou sobre como o abuso psicológico afeta nosso organismo e como isso tem correlação com o sistema nervoso. Nos ensinou que o cérebro se movimenta quando respiramos e falou do líquido que corre da nossa coluna ao cérebro e como o trabalho com reflexologia pode trazer equilíbrio físico e emocional.

        

ICR - Conselho Internacional  de Reflexologia

WhatsApp Image 2021-07-31 at 1.28.33 PM.jpeg

      Orlando Volpe, da Itália, nos falou sobre seu livro e a pesquisa que fez para escrevê-lo, trazendo na Conferência, os pontos que trabalha, quando a pessoa passou por um choque ou trauma. Todos chegam à um consenso de que tratar o choque, ou o trauma no início, pode trazer resultados mais rapidamente.

WhatsApp Image 2021-07-26 at 1.04.05 PM.jpeg

    O Conselho Internacional de Reflexologistas foi fundado em 1990 em Toronto. Seus fundadores são: Larry Clemmons, Christine Issel, Kevin Kunz, Don Bisson, Ruby Bisson e inúmeros outros que ofereceram seu tempo, esforço e experiência para criar o primeiro Conselho Internacional de Reflexologistas.

     Atualmente o ICR alcança 58 países, e conta com o auxílio de seus coordenadores nacionais, que se empenham em articular  os ideais do ICR em seus respectivos países. Nos últimos 28 anos, o ICR reuniu reflexologistas, com o intuito de fazer intercâmbio de conhecimento entre os países, fortalecer e divulgar a Reflexologia, pelo mundo.

WhatsApp Image 2021-07-29 at 4.25_edited.jpg

ICR - Lusobrasileiro

O ICR Lusobrasileiro é um braço articulador do ICR, conecta as duas Nacionalidades brasileiros e portugueses, favorecendo o intercâmbio de conhecimento, já que o idioma é o mesmo, facilitando a compreensão. No Brasil, a coordenadora Nacional é a Cleide Machado, que conta com o auxílio da ABRTA, onde a mesma é presidente. Auxiliando na maior divulgação da técnica de Reflexologia, unindo e fortalecendo os terapeutas no país. Em Portugal, sua coordenadora nacional é a Rachel Dora Pinho, que conta com ouxílio da associação de seu País. O ICR Lusobrasileiro possuí um instagram, onde você pode seguir e acompanhar todas as notícias referentes à Reflexologia nos dois Países.